Confira!
Flux RSS

Yahoo! 
Google Reader 
MSN 
AOL 
NewsGator 

TEORIA DAS QUEDAS - DIVIDENDOS 5 5 3

TEORIA DAS QUEDAS - DIVIDENDOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEORIA DAS QUEDAS - DIVIDENDOS

Mensagem por neilorp em Qui Maio 12 2011, 08:30

Olá pessoal,

Estive pensando sobre bolsa de valores e sempre tenho percebido que quando ocorre a distribuição de dividendos pelas empresas a cotação, de um modo geral, caem consideravelmente.

É aí que surgem alguns questionamentos e conclusões sobre esse "comportamento de massa".

Percebi diante deste contexto que a correção no mercado ocorre de maneira mais acentuada, tendo em vista que com a divisão dos dividendos as ações caem naturalmente para pagar os investidores, porém, continuam caindo mesmo após o pagamento dos dividendos.

Num segundo momento os investidores que estavam em busca de uma oportunidade de ganho rápido e dos dividendos saem dos papéis que pagaram os dividendos.

Analisando sobre esse prisma, o índice IBOV é fortemente afetado, pois, geralmente, a maioria das empresas que compõem o índice pagam dividendos.

Será que isso procede mesmo? Estive pensando em estudar mais de perto essa relação. O difícil está sendo em conseguir "arrumar" um tempinho para isso.

Abraços,

Investiment and Trade

neilorp
Rank
Rank

Reputação: 261
Data de Registro: 02/06/2010
Estado: MT

Ver perfil do usuário

Re: TEORIA DAS QUEDAS - DIVIDENDOS

Mensagem por Fabio em Qui Maio 12 2011, 09:14

Neilor, acho que é relativo isso, pq se tu ver o pessoal até ganhou os dividendos, mas ao mesmo tempo foi descontado o mesmo valor ganho do preço do ativo. Então será que eles saem vendendo porque ganharam os dividendos ("lucro" rápido, porém na verdade é um 0x0 por causa do desconto) ou porque o momento da bolsa está ruim?

No caso de PETR hoje acredito que também o fato de ter aparecido fechamento anterior abaixo de 24,00 tenha influenciado algumas vendas que pressionaram para baixo.

De qualquer maneira nunca analisei isso (teria que pagar um histórico e ver se realmente o dia após a data EX sempre cai), mas acho que o grande problema por enquanto é a bolsa que está mal.

Fabio
Rank
Rank

Reputação: 143
Data de Registro: 09/07/2009
Estado: RS

Ver perfil do usuário http://www.forumtraderbolsa.com/

Mensagem por Carlosjs em Sex Maio 13 2011, 06:13

Só que ontem bolsa subiu e petro caiu, coincidencia ou não um dia depois do EX que vcs falam. mas pode ser mesmo o fato de ter ido pra baixo dos 24 com o desconto. levanto uma questão pra vcs, nesse caso considerar a perda do suporte ou temos que nos ajustar e considerar que virou em torno de 23,80?

Carlosjs
Rank
Rank

Reputação: 11
Data de Registro: 10/02/2010

Ver perfil do usuário

Mensagem por Umbert3.0 em Ter Maio 31 2011, 16:13

Pessoal, sou investidor de Renda, há muito tempo
Compro ações que pagam dividendos ou Juros e permaneço com elas por longo período...
Acontece que após a distribuição do provento (seja ele dividendo ou juros s/ capital próprio), o valor da ação no day after, ou seja, quando a ação fica Ex-provento (Ex-Dividendo ou Ex-Juros), o ajuste que é feito nada mais é do que o "desconto" do valor distribuido em relação ao preço da ação.
É lógico que existem casos que a ação no dia seguinte (Ex) cai mais ou cai menos, mas não segue a nenhum critério...
Gostaria de dizer a vocês que, o papel (Empresa) sendo bom, vale a pena ficar com ele.
Se for o caso, espere que o papel volte (o preço suba) para vende-lo com lucro, em relação ao preço que foi pago.
Eu, como já disse, invisto em ações boas pagadoras de dividendos e gerencio o meu portfólio.
Caso precisem de informações, me coloco a disposição
Gde abs
Umbert

Umbert3.0
Rank
Rank

Reputação: 5
Data de Registro: 31/05/2011
Estado: São Paulo

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: