Confira!
Desdobramento | Split
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Desdobramento | Split
Olá Pessoal,
Sou novo no mercado, ainda não estou investindo, estou procurando conhecer mais, fiz um curso aprenda na XP e tanto lá quanto em outros lugares que eu li, vi falar do desdobramento que nada mais do que uma divisão das ações por várias outras, dependendo da proporção.
se vc tem 1 ação valendo R$ 150,00 e ela se desdobrar em 10x1 vc terá 10 ações valendo R$ 15,00.. até ai na teoria tudo bem.
O que acontece é que já li informe da OGX de 2009 e da Usiminas em 2010, ambos falando de desdobramento, e pesquisando a cotação das referidas no período, vi que os valores das ações não alteraram, a não ser pela própria variação do dia.
Algém pode me da um exemplo real ? onde u possa por exemplo entrar no HB acessar o gráfico e ver de fato que de um dia pro outro a ação caiu ?
Obrigado e um abrço a todos....
Cassius
Sou novo no mercado, ainda não estou investindo, estou procurando conhecer mais, fiz um curso aprenda na XP e tanto lá quanto em outros lugares que eu li, vi falar do desdobramento que nada mais do que uma divisão das ações por várias outras, dependendo da proporção.
se vc tem 1 ação valendo R$ 150,00 e ela se desdobrar em 10x1 vc terá 10 ações valendo R$ 15,00.. até ai na teoria tudo bem.
O que acontece é que já li informe da OGX de 2009 e da Usiminas em 2010, ambos falando de desdobramento, e pesquisando a cotação das referidas no período, vi que os valores das ações não alteraram, a não ser pela própria variação do dia.
Algém pode me da um exemplo real ? onde u possa por exemplo entrar no HB acessar o gráfico e ver de fato que de um dia pro outro a ação caiu ?
Obrigado e um abrço a todos....
Cassius
cassius- Rank

Reputação: 6
Data de Registro: 18/04/2011
Estado: Minas Gerais
Re: Desdobramento | Split
Cassius, os gráficos sempre são ajustados após um desdobramento/split. Basicamente todo ele é dividido por 10 no caso do teu exemplo então visualmente vc não irá conseguir ver alteração (vai parecer que nunca ocorreu nada). Se procurar na internet, vai ver que em alguns históricos de cotações, existe a coluna HISTÓRICO (que aparece o valor sem ajuste de proventos/splits/etc) e tem a coluna FECHAMENTO, que essa sim está ajustada com o valor real que a ação está. Se pegar a data que ocorreu desdobramento na Usiminas, vai ver que essa coluna HISTÓRICO vai estar tantas vezes maior do que a do Fechamento real do dia. Abçs

Fabio- Rank

Reputação: 143
Data de Registro: 09/07/2009
Estado: RS

Oi Fábio, muito obrigado pela resposta, e tão rápida...
Como disse, sou novo no meio, apesar do curso que já fiz(somente o aprenda da XP) e os livros que já li, não deu pra entender muito bem como esse ajuste funciona. Desculpe a ignorância, mas fica parecendo uma coisa mentirosa.
Quando eu falo do gráfico, falo do apligraf, onde ele te da a cotação também, então não falo só de uma questão visual gráfica, mas do valor em si mesmo.
Mais uma vez me desculpe, quero muito aprender, então insisito no meu questionamento, com o exemplo que dei e que você confirmou, da divisão por 10.
Se eu tenho uma ação que vale 150 e divido por 10, a discrepância de 15 para 150 é muito grande, daria para ver visualmente... como disse, estou falando isso pois não entendi esse ajuste que é feito.
obrigado...
Como disse, sou novo no meio, apesar do curso que já fiz(somente o aprenda da XP) e os livros que já li, não deu pra entender muito bem como esse ajuste funciona. Desculpe a ignorância, mas fica parecendo uma coisa mentirosa.
Quando eu falo do gráfico, falo do apligraf, onde ele te da a cotação também, então não falo só de uma questão visual gráfica, mas do valor em si mesmo.
Mais uma vez me desculpe, quero muito aprender, então insisito no meu questionamento, com o exemplo que dei e que você confirmou, da divisão por 10.
Se eu tenho uma ação que vale 150 e divido por 10, a discrepância de 15 para 150 é muito grande, daria para ver visualmente... como disse, estou falando isso pois não entendi esse ajuste que é feito.
obrigado...
cassius- Rank

cassius escreveu:Oi Fábio, muito obrigado pela resposta, e tão rápida...
obrigado...
acho que agora entedi o que vc quis dizer com todo ele...
é que todo o gráfico pra trás também é dividido, certo ? ou seja, se no dia 15 a cotação é 150 e no dia 16 houve o desdobramento, ficando com 15, é feito o desdobramento para o dia 15, 14, 13 etc...
se uma pessoa desinformada entra no dia 15 e vê a cotação a 150 e no dia seguinte entra e vê a cotação a 15 e a dos dias anteriores na mesma faixa, ela pode achar que está ficando doida e jurar de pé junto que os dias anteriores estava 150... rs.rs. seria isso ?
cassius- Rank

Cassius entendi seu questionamento, sim daria para ver, porém o apligraf no caso (mesmo site que uso para análises) vai dividir por 10 todos os valores dos fechamentos anteriores ao desdobramento TAMBÉM. E com esse ajuste tu não irá ver diferença alguma no gráfico (pois o gráfico irá seguir a linha normal quando tem todos os valores ajustados).
O que tento te explicar é que esse ajuste de 150/10 não irá acontecer, nos gráficos, apenas da data do desdobramento para frente, mas sim ocorrerá em todos os valores do gráficos de todos dias/anos anteriores.
O que tento te explicar é que esse ajuste de 150/10 não irá acontecer, nos gráficos, apenas da data do desdobramento para frente, mas sim ocorrerá em todos os valores do gráficos de todos dias/anos anteriores.

Fabio- Rank

Exatamente isso Cassius! Lançamos os comentários praticamente juntos rsrs
E esse ajuste nas datas anteriores é obrigatório, pois se não fizessem isso, os indicadores (IFR, etc) ficariam no chão indicando falsamente que o ativo estava barato.
E esse ajuste nas datas anteriores é obrigatório, pois se não fizessem isso, os indicadores (IFR, etc) ficariam no chão indicando falsamente que o ativo estava barato.

Fabio- Rank

entendi.. show de bola Fábio.. brigadão mesmo ai pela presteza em responder... um abraço
Cassius
Cassius
cassius- Rank

Dica: visualizem o gráfico da MNDL4, todo ele foi dividido por 6.
FelipeBR- Rank

Reputação: 5
Data de Registro: 11/02/2010
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: