Confira!
Juros sobre capital próprio/dividendos
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Dividendos
Pessoal, vai uma pergunta que acredito ser elementar...
Acompanhando a nova seção do Fórum Trade, Agenda, me deparei com a seguinte dúvida:
EZTC3 ->>>> "a R$ 0,270070641/acao, a ser pago ate 31/05/2010, com base na posicao acionaria de 29/04/2010."
Tipo, pelo o que eu entendi, quem acordar com 1 ação no dia 29/04/10 vai ganhar 0,27 extras. Eu achava que a posição acionário para o ganho de dividendos era uma data retrógrada. Tipo, desse forma, teoricamente, vai todo mundo comprar ação da EZTC3 no dia 28, não?? Quem puder me explicar direito! Valew
Acompanhando a nova seção do Fórum Trade, Agenda, me deparei com a seguinte dúvida:
EZTC3 ->>>> "a R$ 0,270070641/acao, a ser pago ate 31/05/2010, com base na posicao acionaria de 29/04/2010."
Tipo, pelo o que eu entendi, quem acordar com 1 ação no dia 29/04/10 vai ganhar 0,27 extras. Eu achava que a posição acionário para o ganho de dividendos era uma data retrógrada. Tipo, desse forma, teoricamente, vai todo mundo comprar ação da EZTC3 no dia 28, não?? Quem puder me explicar direito! Valew
artursvb- Rank

Reputação: 3
Data de Registro: 03/03/2010
Re: Juros sobre capital próprio/dividendos
Artur, comprando um dia antes do dia EX, vc já terá direito aos dividendos. Se comprar no dia EX ou depois, não terá. Ou seja, quem acordar com ação comprada no dia 30, terá direito aos 0,27 dos dividendos. Mas não esqueça, no dia 30 (que é o dia EX), essa ação vai abrir com o preço ajustado exatamente no que pagou de dividendos. Digo: Não vai abrir caindo, mas a Bovespa vai ajustar o preço de fechamento dela para 0,27 menos (se fechar 5,00 dia 29, no dia 30 vai estar como preço de fechamento 4,73.

Fabio- Rank

Reputação: 143
Data de Registro: 09/07/2009
Estado: RS

Fábio, obrigado pela resposta!
Mas então, qual q é a vantagem de se receber dividendos??
Mas então, qual q é a vantagem de se receber dividendos??
artursvb- Rank

Olha, na minha opinião a vantagem seria realmente para quem investe pensando no lucro dos dividendos. Pois, quando se ganha os dividendos, teu número de ações continua igual, então o lucro dos dividendos poderia servir vc comprar mais ações e ir acumulando (assim os dividendos cada vez mais vão dar mais R$).

Fabio- Rank

Juros sobre capital próprio/dividendos
Olá senhores(as),
Li uma notícia falando que no dia 01/11/10 a Petrobras vai pagar 0,14 por ação oos seus acionistas, valor este referente à "Juros sobre capital próprio".
Eu imaginava que este tipo de pagamento ocorria somente para datas anteriores, por exemplo, a Petrobras divulga que quem tinha ação numa data passada iria receber esses juros.
Seguindo essa lógica, todo mundo vai querer comprar a ação da petr no dia 01/11...
Ao perguntar isso um amigo, ele disse que no dia 01/11 a açao da petr vai abrir 14 centavos mais barato...
Qual a vantagem então de um acionista receber esses juros e ou dividendos??
(Minha pergunta ficou um pouco confusa mas acho que dá pra entender ne?!?)
Obrigado!
Li uma notícia falando que no dia 01/11/10 a Petrobras vai pagar 0,14 por ação oos seus acionistas, valor este referente à "Juros sobre capital próprio".
Eu imaginava que este tipo de pagamento ocorria somente para datas anteriores, por exemplo, a Petrobras divulga que quem tinha ação numa data passada iria receber esses juros.
Seguindo essa lógica, todo mundo vai querer comprar a ação da petr no dia 01/11...
Ao perguntar isso um amigo, ele disse que no dia 01/11 a açao da petr vai abrir 14 centavos mais barato...
Qual a vantagem então de um acionista receber esses juros e ou dividendos??
(Minha pergunta ficou um pouco confusa mas acho que dá pra entender ne?!?)
Obrigado!
artursvb- Rank

Artur, exatamente, abrirá 14 centavos abaixo do preço... Eu vejo como vantagem para quem investe a longo prazo, pois o número de ações continua o mesmo e vc ainda ganha crédito na conta para comprar mais ações da PETR. Agora, é uma coisa que eu não faria nunca, pq também, assim como vc, não acho vantajoso, principalmente para nós que não investimos a longo prazo.

Fabio- Rank

Dê uma lida nesse tópico do link abaixo, tirará 100% essa tua dúvida:
http://www.forumtraderbolsa.com/mercado-de-acoes-f1/entenda-como-funciona-os-dividendos-t37.htm
http://www.forumtraderbolsa.com/mercado-de-acoes-f1/entenda-como-funciona-os-dividendos-t37.htm

Fabio- Rank

Fabio, obrigado pela resposta! Foi esclarecedora! 
E essa prática de dar dividendos para quem tava com a ação numa data passada... Isso realmente existe né? E quando a empresa divulga uma notícia dessas, há tbm reajuste no preço de suas ações? Valew
E essa prática de dar dividendos para quem tava com a ação numa data passada... Isso realmente existe né? E quando a empresa divulga uma notícia dessas, há tbm reajuste no preço de suas ações? Valew
artursvb- Rank

Isso, só ganha quem estava com as ações numa data passada. Funciona assim: Existe a "data ex-div". Para vc ter direito aos dividendos vc deve comprar um dia antes do "ex-div" e dormir comprado. É relativo, GERALMENTE quando a empresa divulga os dividendos, principalmente quando são bons, a ação acaba subindo. Aí no dia EX acontece o reajuste do preço para baixo (que é o que seu amigo falou, que abre exatamente o valor dos dividendos/JSCP abaixo).
Clique nessa agenda de dividendos: http://www.forumtraderbolsa.com/Dividendos-h1.htm
Vc verá que existem a data ex e data de pagamento sempre (lembrando, a data de pagamento não é a mesma que a "EX").
Clique nessa agenda de dividendos: http://www.forumtraderbolsa.com/Dividendos-h1.htm
Vc verá que existem a data ex e data de pagamento sempre (lembrando, a data de pagamento não é a mesma que a "EX").
artursvb escreveu:Fabio, obrigado pela resposta! Foi esclarecedora!

Fabio- Rank

Muito bem explicado pelo amigo Fabio essa relação juros sobre capital próprio e dividendos.
Só para esclarecer uma coisa mais os dividendos existem como forma de remunerar o acionista (afinal de contas, ele é um sócio da empresa). Por isso, caso a empresa tenha lucro: os dividendos são repartidos entre os seus sócios. Caso tenha prejuízo: não há lucro para repartir.
Só para esclarecer uma coisa mais os dividendos existem como forma de remunerar o acionista (afinal de contas, ele é um sócio da empresa). Por isso, caso a empresa tenha lucro: os dividendos são repartidos entre os seus sócios. Caso tenha prejuízo: não há lucro para repartir.
neilorp- Rank

Reputação: 261
Data de Registro: 02/06/2010
Estado: MT
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: